:: A Clockwork Blog ::

14.12.06

SALÁRIO MÁXIMO

Defendo uma teoria, meio estranha admito: a democracia funciona.

Democracia, segundo o Aurélio, é “(1) governo do povo, soberania popular; (2) doutrina ou regime político baseado nos princípios da soberania popular e da distribuição eqüitativa do poder”.

Hoje, o Brasil resolveu escrever mais um capítulo no aperfeiçoamento do sistema e seguiu dando exemplo aos preceitos democráticos. A despeito do modelo político de representação adotado no Brasil ser importado dos eficientíssimos países escandinavos, os nossos representantes resolveram “igualar” um pouco mais os poderes à sua maneira.

À moda miguelão, quero dizer.

Enciumados, deputados e senadores definiram que querem ganhar o mesmo que um ministro do STF, que já recebe uma mixaria. Em um ato de extrema generosidade, os nossos políticos estão deixando de herança para os recém-eleitos um reajuste de 90,7% nos vencimentos. Baita salário, pois dos R$ 12.847,20 atuais, os políticos passarão a ganhar R$ 24,5 mil.

Penso que dificilmente será recusado o agrado, pois não caberia tamanho gesto de deselegância.

Assim, fica extremamente difícil de não achar que tudo isso não é culpa apenas de vossas senhorias. E não que não o seja de fato. Mas como um bom sonhador, (“sou brasileiro e não desisto nunca”, diria um BBB), acredito que emana do povo um poder que, no caso brasileiro, ainda não está sendo bem aproveitado. Muito sonham com a revolução, com o pegar em armas, enfim, têm sonhos mais ao estilo Rambo do que eu. Eu insisto em acreditar que “democracia” tem a ver com governar de baixo para cima.

No entanto, como está arraigado na nossa cultura um instinto patrimonialista bem antigo, é mais fácil culpar os de cima pelo que acontece embaixo, e não o contrário. Tal conveniência foi, é e continuará sendo explorada pelos oportunistas enquanto o mundo for mundo e não nos darmos conta de que isso só será solucionado a partir da soma de pequenos esforços de cada um. Mas nada desses papos de “conscientização” (aliás, tem palavra mais vulgarizada? Pretendo escrever algo sobre isso em breve). Todos sabemos do poder individual: a maioria apenas não se sente recompensada e por isso cruza os braços. Está na hora da ação. Mas guarde a foice, o martelo e o coquetel Molotov. Apenas veja a lista dos que aprovaram a obscenidade e procure não repetir o erro daqui a quatro anos.

Tião Viana (PT-AC)

Renan Calheiros (PMDB-AL)
Givaldo Carimbão (PSB-AL)
Benedito de Lira (PL-AL)

Coubert Martins (PPS-BA)
José Carlos Aleluia (PFL-BA)

Bismarck Maia (PSDB-CE)
Inácio Arruda (PCdoB-CE)

Carlos Willian (PTC-MG)
Mário Heringer (PDT-MG)

Demóstenes Torres (PFL-GO)
Sandro Mabel (PL-GO)

Efraim Moraes (PFL-PB)
Wilson Santiago (PMDB-PB)
Ney Suassuna (PMDB-PB)

José Múcio (PTB-PE)
Inocêncio Oliveira (PL-PE)

Ciro Nogueira (PP-PI)

Miro Teixeira (PDT-RJ)
Rodrigo Maia (PFL-RJ)

Sandra Rosado (PSB-RN)

Luciano Castro (PL-RR)
Ideli Salvatti (PT-SC)

Jorge Alberto (PMDB-SE)

Aldo Rebelo (PCdoB-SP)
Arlindo Chinaglia (PT-SP)

2 Comments:

  • Caro Paulo, admiro tua integridade. Precisamos rumar para nosso encontro com a história: The Brasilian Libertarian Party...

    By Anonymous Anônimo, at 6:46 PM  

  • Pois é, Paulo... não tem como classificar isso além de dizer: que falta de vergonha na cara. O Tanto o Legislativo quanto o Judiciário são muito eficientes em aprovar matérias nas quais são os maiores beneficiados... e o povo que se foda, com um salário mínimo (mínimo mesmo...) de 350 pila. Como diz a campanha da Gang desse ano: O BRASIL TEM JEITO. NÃO PODE É TER JEITINHO!
    Beijos, saudações coloradas!!!!!!!!!!!!

    By Blogger , at 3:52 PM  

Postar um comentário

<< Home